01/11/2024
Da startup capixaba que transforma esgoto em água limpa e lidera a recuperação da Baía de Guanabara e da Bacia do Rio Doce, aos artesãos da Ilha do Ferro que, com apoio do Sebrae, garantem o futuro da Caatinga do sertão de Alagoas. Do aplicativo que monitora e protege a biodiversidade, à startup que mapeia 400 mil km de estradas para reduzir atropelamentos e mortes de animais. Do artesão e percussionista paraense que reaproveita materiais da floresta – como madeira, bambu, ouriço de castanha e sementes – , à alagoana que aplica ponto-cruz em materiais disruptivos, unindo tradição e inovação.
Essas e outras histórias que conciliam a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais são abordadas na mais nova série de reportagens da Agência Sebrae de Notícias (ASN), perpassando por pautas como apicultura, café, reflorestamento, fauna, energia solar, biojoias e tecnologia, entre outras. São brasileiros e brasileiras que transformaram suas vidas por meio do empreendedorismo, atrelando responsabilidade e sustentabilidade aos seus negócios e à sociedade. Em comum, todos compreendem que o senso de comunidade é outro benefício produzido pelas respectivas atividades.
O Sebrae lidera movimento que fomenta, entre as micro e pequenas empresas, a busca pelo equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o crescimento econômico. A instituição capacita donos de pequenos negócios para atuarem no contexto em que a sustentabilidade se tornou preocupação global diante das mudanças climáticas, além de um diferencial competitivo para quem emprega seus conceitos na linha de produção ou de serviços.
Décio Lima, presidente do Sebrae, destaca que a inovação, a ciência, a sustentabilidade e a distribuição de renda são os pilares para transformar a riqueza potencial do Brasil em desenvolvimento real.
Esses exemplos provam que devemos fortalecer o ecossistema da bioeconomia e incentivar modelos de negócio que preservam, conservam ou utilizam recursos naturais de forma sustentável.
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.
Fonte: Agência Sebrae